terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANO 117 Nº 332 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2012

Arte & Agenda > Capa Correio do Povo  

 Margarete Moraes adianta algumas ações do Ministério da Cultura na região Sul<br /><b>Crédito: </b>  mauro schaefer
Margarete Moraes adianta algumas ações do Ministério da Cultura na região Sul
Crédito: mauro schaefer
Margarete Moraes adianta algumas ações do Ministério da Cultura na região Sul
Crédito: mauro schaefer
O lançamento do edital do programa Mais Cultura/Mais Educação, no Rio Grande do Sul, será no próximo dia 10 de setembro, resultado de uma ação de cooperação entre Ministério da Cultura e Ministério da Educação Dando prioridade à educação básica, essa iniciativa selecionará propostas de intercâmbio de atividades entre instituições culturais e escolas. "O programa prevê o financiamento de iniciativas que garantam o acesso de alunos da educação básica ao teatro, cinema, centros de leitura e outras artes, beneficiando as escolas e os estudantes", adianta a novidade a chefe da Representação Sul do MinC, Margarete Costa Moraes.

Para a segunda quinzena de novembro, a representante também anuncia que está programado um grande encontro dos Pontos de Cultura do RS em São Leopoldo. Haverá espaço para a discussão teórica sobre cada ponto e sua situação e um grande exibição artística dos integrantes dos PC, em um verdadeiro festival aberto ao público da cultura indígena e popular. Paralelo será realizada a Teia RS, um encontro dos Pontos do Programa Cultura Viva, em uma parceria com a Fundação Universidade de Rio Grande, Prefeitura de São Leopoldo e Fórum Estadual de PC.

A Regional Sul do Ministério da Cultura abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com sede em Porto Alegre, Margarete está sem em contato e trabalhando para a implementação e viabilização de políticas culturais nos três Estados. Ela lembra que é importante os municípios integrarem o Sistema Nacional de Cultura, para consolidar a implantação deste projeto e contribuir para a institucionalização das políticas de cultura em sua cidade. O primeiro passo para o município integrar o SNC é formar um Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário