domingo, 27 de maio de 2012

Reunião da Comissão do Pontos de Cultura, onde forma as comissões de trabalho para o Teia - RS



REUNIÃO – FÓRUM DOS PONTOS DE CULTURA E COMISSÃO TEIA RS – 23/05/2012

Presentes:
André de Jesus – Coordenador Pontão de São Leopoldo,
Leandro Cezar – Oficineiro de música do Pontão de São Leopoldo,
Fabio – Comissão nacional de Pontos de cultura – Cuca/UNE,
Lilian Nunes – Técnica em cultura - Pontão de São Leopoldo,
Michel – Ponto de cultura Cuca/UNE,
Leandro – Quilombo do Sopapo,
Leandro Rodrigues – Ativista comunitário – Pontão de São Leopoldo,
Ricardo – Ponto de Cultura Minuano,
Marcelo – Coordenador AMMEP,
Cátia - CTG Tropeiro das Coxilhas,
Justina – coordenadora CTG Tropeiro das Coxilhas,
Adão – Patrão CTG Tropeiro das Coxilhas,
Wagner Coriolano – ex-coordenador do Pontão São Leopoldo, agente na rede pontos de cultura,
Rejane – Casa Auxiliadora,
Ana Paula Stock - Ativista comuntária
 Sérgiu Valentin - Ponto de Cultura Ventre Livre - Coletivo Catarse


André fez os relatos iniciais da reunião e informes sobre o andamento do projeto do Teia- RS, retomou o que havia sido tratado na reunião anterior. Ressaltou a parceria com a FURG (Fundação Universidade de Rio Grande), o Fórum dos Pontos de Cultura do RS e o Ministério da Cultura, para a realização do Teia RS, que era um projeto que estava sendo pensado há 3 anos, existia um projeto inicial de 300 mil reais, até que este ano o Minc, fez a proposta de viabilizar o projeto com um valor de 80 mil reais, desde então vem se trabalhando num projeto coletivo, da secretaria de cultura de São Leopoldo, o minc e o fórum, para construir um projeto dentro dessa perspectiva. Rita e Miguel da Furg são agentes muito importantes no processo, e já enviaram o projeto para avaliação do Minc e estão fazendo as adequações do projeto para conveniar. O convenio será feito direto entre a FURG e o Minc, e a FURG fará a descentralização do recurso para São Lopoldo, que disporá sua estrutura de pessoal e acomodações do evento.



André fez os relatos iniciais da reunião e informes sobre o andamento do projeto do Teia- RS, retomou o que havia sido tratado na reunião anterior. Ressaltou a parceria com a FURG (Fundação Universidade de Rio Grande), o Fórum dos Pontos de Cultura do RS e o Ministério da Cultura, para a realização do Teia RS, que era um projeto que estava sendo pensado há 3 anos, existia um projeto inicial de 300 mil reais, até que este ano o Minc, fez a proposta de viabilizar o projeto com um valor de 80 mil reais, desde então vem se trabalhando num projeto coletivo, da secretaria de cultura de São Leopoldo, o minc e o fórum, para construir um projeto dentro dessa perspectiva. Rita e Miguel da Furg são agentes muito importantes no processo, e já enviaram o projeto para avaliação do Minc e estão fazendo as adequações do projeto para conveniar. O convenio será feito direto entre a FURG e o Minc, e a FURG fará a descentralização do recurso para São Lopoldo, que disporá sua estrutura de pessoal e acomodações do evento.
Wagner, questionou qual a participação de instituição pública no Teia - RS, quanto cada parte envolvida daria de contribuição ao evento.
Fábio (comissão de mobilização), está com dificuldade em conseguir os contatos atualizados dos pontos, está ligando para as pessoas com quem tem contato e replicando através destas, precisa de acesso as listas mais atuais e de um telefone disponível, foi durante a semana até a regional do Minc, sem uma resposta positiva.
Leandro (Quilombo do sopapo) propôs se integrar na comissão de mobilização e aproveitar que terá uma agenda pessoal no na regional do Minc, utilizar a estrutura e pegar as listas de contatos mais atualizadas.
Wagner irá à Microteia Centro em Santa Maria e pode contribuir na mobilização com o pessoal daquela região, também tem contato com algumas pessoas nas Redes de pontos da serra (Caxias do Sul). Disse da importância de fortalecer o processo de ponteiros e fazer uma boa formação durante o teia, no que diz respeito ao debate político.
O Secretário Municipal de Cultura, fez uma breve saudação aos presentes e se ausentou, devido a outros compromissos.
Ricardo (Pontão Muniano) disse que agregar informação é válido, apesar das dificuldades de tempo, por trabalhar em várias frentes. Falou sobre o mapeamento dos pontos de cultura, para uma mobilização mais efetiva.
André retomou o ínicio da reunião para os participante que chegaram depois do começo.
Fabio afirmou que seria melhor que se definisse as datas do Teia, e que seria mais viável que fosse nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho de 2012.
Wagner reafirmou a colocação de Fábio, dizendo que seria melhor pela garantia do recurso.
Leandro (Quilombo do Sopapo) levantou a proposta de criar a comissão de metodologia e sistematização, para dar corpo a programação e organizar os debates para que as discussões transcorram no tempo do evento e se consiga ter bons encaminhamentos ao final. Afirmou que para que as comissões possam trabalhar é importante ter definição de data, além disso, seria importante que as redes da FURG e de Caxias do Sul tivessem participação na comissão de metodologia.
Os demais concordaram com a criação da comissão de metodologia e Leandro se integra a esta.
Wagner comentou sobre o que está acontecendo no programa Cultura Viva, a retomada dos conceitos, denominado Redesenho, que propões uma revisão do Programa. Sugeriu que se convidasse uns 7 ponteiros antigos, que integram o redesenho para estar nos debates do teia, fazendo uma retomada da história do programa. Para que se defenda a continuação do Cultura Viva.
André, citou o oficineiro Marcos Goulart, que participou do programa Cultura Viva em outros momentos e agora volta a fazer parte da equipe do Pontão de São Leopoldo, falou que em suas conversas uns dos questionamentos era como integrar melhor a rede e qual as características e critérios dos representantes, que participarão do Teia RS. Sugeriu Marcos para a comissão de metodologia.
Wagner se colocou à disposição para integrar a com a sistematização. Falou de seus registros de outros Teias e textos escritos sobre o Cultura Viva.
Fabio reafirmou a definição de datas.
Por encaminhamento e em consenso com todos participantes, decidiu-se que a data do Teia - RS será 29, 30 de junho e 01 de julho.
André questionou: Quem vai fazer o levantamento histórico desses pontos e onde existem dados que possam ser compartilhados em um espaço comum na rede, onde possa se colocar estes dados e que isso fique acessível a todos.
Ricardo colocou que existem registros até 2009, que a comissão estadual havia feito, e que pode disponibilizar isto. Que existem dois sites: culturadigital.br e pontos de cultura.org.
Sobre o questionamento de André, Wagner disse que se essas informações ficarem apenas na rede, muitos não terão acesso. Comentou que ele esteve na última eleição dos representantes da Comissão de Pontos de Cultura, que ocorreu em 2010 no Ceará e tem vários relatos de como foi esta reunião. E reafirmou que é importante se pensar em trazer para o Teia a memória viva dos Pontos, através dos ponteiros referidos anteriormente.
A respeito da fala de André e Wager, disse que uma coisa não anula a outra.
Fábio e Valentim questionaram os prazos para inscrições para os produtores que serão contratados, para as apresentações artísticas e para os delegados.
Valentim sugeriu que se receba as inscrições para a equipe de produção (4 produção executiva e 4 apoio) até dia 31 de maio, para que estes nomes possam ser escolhidos ainda no inicio do mês de junho.
Fabio sugeriu que se fizesse um dia de trabalho reunindo a comissão organizadora e os produtores.
Ricardo afirmou a importância deste encontro da equipe, para que possa se sensibilizar este grupo de produtores, no sentido de saber a importância do evento e dos agentes envolvidos nesse processo todo.
Valentim afirmou que esta equipe deve ser composta por agentes dos Pontos de Cultura, que sejam PROFISSIONAIS e tenham experiência com produção de eventos e também não sejam delegados dos pontos para os debates.
Sugeriu-se que se forme uma comissão para avaliar os currículos dos inscritos e que esta comissão seja composta por um representante do Minc, um do Pontão de Cultura São Leopoldo, um da FURG e um da Comissão de Estadual de Pontos de Cultura.
Fábio sugeriu, que a reunião que ele propôs anteriormente seja feita no dia 09 de junho a tarde. Os presentes concordaram.
Ficou definida uma agenda prévia:
- Dia 31/05/2012 – prazo máximo de inscrições para equipe de produção,
- Dia 01/05/2012 – escolha da equipe
- Dia 09/05/2012 – Reunião de Trabalho.
Leandro (Quilombo do Sopapo) pediu que se fizesse um realize para a mobilização.

Leandro também convidou a todos que pudessem estar presentes 6ª feira na Assembléia Legislativa às 14h, para a Audiência Pública da lei Griô estadual.

Assim encerrou-se o presente encontro

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