terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Descobrimos Material Publicado no Site Ministerio da Cultura Postado em 23 de Janeiro de 2012

Cultura Viva


 Secretario de Cultura Pedro Vasconcellos Coor Pedagogico Pontão de Cultura André de Jesus e Tecnica em Cultura Lilia Nunes.

A Secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg, participou neste domingo, 22/01, em Porto Alegre, do segundo dia da Oficina para o planejamento das ações do Programa Cultura Viva em 2012. Na ocasião teve início o encontro de gestores das redes estaduais e municipais de Pontos de Cultura, realizado até hoje, 23, no auditório do Hotel Coral Tower Trade Center e que nos próximos dias prossegue em outros locais da capital gaúcha.
Na apresentação, a secretaria Márcia Rollemberg disse que a SCC começa a construir o planejamento e a apropriação da história para institucionalizar as políticas do MinC. “Neste momento, o esforço é o de aprofundar as conquistas, as informações e o compartilhamento de dados para começarmos a demonstrar os resultados e o lado positivo das ações. Continuaremos o trabalho debatendo as experiências locais e assim estabelecermos uma política pública com a participação de todos”.
A secretária salientou também a importante parceria com a Secretaria de Economia Criativa (em estruturação), pois uma das pautas para o bom funcionamento dos Pontos de Cultura é a questão da inclusão produtiva, empreendedorismo e autonomia dos projetos culturais”, afirmou.
Programa Cultura Viva
“O Programa Cultura Viva, criado em 2004 é um trabalho contemporâneo que surgiu para estimular e fortalecer a rede de criação e gestão cultural no país, tendo como base os Pontos de Cultura. É uma experiência inovadora, porque potencializa o protagonismo, o empoderamento e a autonomia cultural da sociedade”, disse Márcia Rollemberg.
Ao concluir, a secretária Márcia Rollemberg avaliou que o programa precisa evoluir de uma política de financiamento para uma política de fomento, buscar campos de fomento, fazer o cadastro dos pontos e dos indicadores de cultura, criar visibilidade das publicações existentes, articulação da rede com os poderes, para transformá-lo em uma política de Estado; ter um comitê gestor com a participação da sociedade, avaliação dos pontos por eles mesmos, transparência no sistema de prestação de contas e a publicização de suas atividades.
À tarde, além da apresentação dos informes sobre o calendário de visitas técnicas às redes, das oficinas de capacitação e o cronograma de liberação de recursos, os grupos de trabalho por região fizeram a análise de situação dos convênios. Também foi apresentado o projeto de Redesenho do Programa Cultura Viva, o formato da realização das Teias e do Comitê Gestor das Redes Estaduais e Municipais.
O encontro contou a participação de gestores de Redes Municipais, Estaduais dos Pontos de Cultura, de representantes das sete regionais do Ministério da Cultura e de assessores da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Até o dia 29 de janeiro de 2012, a Secretaria de Cidadania Cultural realizará, em Porto Alegre/RS, diversas atividades relacionadas ao planejamento das ações a serem implementadas em 2012 no âmbito do Programa Cultura Viva.

(Texto: Martha Pozueco – Ascom/RRS/MinC)
(Foto: Eleonoro Spinato – Ascom/RRS/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário