quinta-feira, 14 de abril de 2011

137 Anos da Implantação da Linha Férrea

Comemorações dos 137 Anos da implantação da Linha Ferrea no Estado

Hoje, no Museu do Trem, 18h: comemoração  do Aniversário de 137 anos da Estação e da Primeira Linha Férrea. Às 19h30min: 7ª Roda da Memória. O Museu do trem fica na rua Lindolfo Collor, 61 - Centro - São Leopoldo. Aberto a todos os públicos. Vale a pena confeirir!

A estação de São Leopoldo foi inaugurada em 1874 como ponto final da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, a The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway. O prédio chegou pré-fabricado da Inglaterra e foi montado no espaço a ele destinado. Em 1876 a linha foi completada até Novo Hamburgo. Em 1912 um desvio de 11 km para a Pedreira São Borja, da empresa João Correa e Filhos entraria em operação, facilitando o envio de pedras para as construções de Porto Alegre. Os trens de passageiros cessaram as atividades na estação de São Leopoldo em 1982.
A estação, de madeira, que abriga um museu ferroviário, esteve ameaçada de ser desapropriada pela Trensurb nos anos 1980, mas foi salva pela comunidade. Foi reconstruída em suas linhas originais, pois estava bastante descaracterizada depois de mais de 100 anos atendendo à ferrovia. Uma nova estação, próxima a esta, foi construída para a nova linha da Trensurb. Ao lado da velha estação, as locomotivas e carros que um dia andaram por ali estão hoje expostas. Não há trilhos; os da Trensurb que vão para a estação atual são acima daquele trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário